O ensino/estudo do léxico nas aulas de língua portuguesa no ensino médio

Autores

  • Sinval Martins de Sousa Filho Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Maria de Fátima Furtado Baú Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2017.6.10.62-78

Resumo

Neste texto, objetivamos verificar como ocorre o ensino/estudo do léxico nas aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. Para tanto, analisamos oito planos de aula de língua portuguesa da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da região oeste de Goiânia. Apresentamos o conceito de léxico e demonstramos como o estudo/ensino lexical é proposto nos documentos oficias para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio. A metodologia empregada no estudo é bibliográfica e qualitativa. Verificamos, a partir da análise dos dados, que a professora não prioriza o estudo/ensino do léxico nas aulas de língua portuguesa, apesar de prever nos planos de aula tanto o estudo/ensino lexical quanto o estudo/ensino da sintaxe.

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Publicado

2020-10-20

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo