Recontando histórias da comunidade em sala de aula: observando o ethos do/a estudante autor/a em atividades de letramentos

Autores

  • Rita de Cássia Souto Maior Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Simone Maria da Silva Lima Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2017.6.10.107-130

Resumo

Dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa, desenvolvemos uma pesquisa-ação numa turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do estado de Alagoas, com o objetivo de refletir sobre o trabalho com a leitura e produção de textos em sala de aula. Para isso, promovemos atividades que contribuíram para um trabalho significativo com a língua portuguesa, na perspectiva do letramento, considerando a importância das discussões sobre o envolvimento do/a estudante com o trabalho escolar; sua constituição de ethos nesse processo e a relação que poderíamos estabelecer entre saberes instituídos e saberes locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

MAIOR, Rita de Cássia Souto; LIMA, Simone Maria da Silva. Recontando histórias da comunidade em sala de aula: observando o ethos do/a estudante autor/a em atividades de letramentos. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 107–130, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2017.6.10.107-130. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6455. Acesso em: 15 dez. 2025.