Modelo teórico do caderno “Folha cidades” da Folha de Londrina: ferramenta de transposição didática

Autores/as

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio)
  • Gabriela Martins Mafra Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.8.42-64

Resumen

Este trabalho é fruto de resultados obtidos no desenvolvimento do projeto de pesquisa “Gêneros da mídia jornalística como objetos de transposição didática externa”. O objetivo geral do artigo é apresentar parte de um modelo teóricodo Caderno Folha Cidades da Folha de Londrina, focado no mapeamento dos gêneros textuais desse Caderno. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nos estudos do InteracionismoSociodiscusivo, tanto na vertente de análise de textos como da transposição didática de gêneros textuais. O modelo teórico aqui apresentado revela-se como um suporte para a elaboração de inúmeros materiais didáticos voltados ao ensino de gêneros do jornal, tendo, sobretudo, a Folha de Londrinacomo objeto mediador da aprendizagemda língua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-10-15

Cómo citar

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; MAFRA, Gabriela Martins. Modelo teórico do caderno “Folha cidades” da Folha de Londrina: ferramenta de transposição didática. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 42–64, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2016.5.8.42-64. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6429. Acesso em: 15 dic. 2025.