As relações dialógicas em Paulo Freire: da ação docente à alfabetização

Autores

  • Danitza Dianderas da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.7.56-69

Resumo

O propósito deste texto é socializar parte da pesquisa de doutorado de cunho teórico realizada na perspectiva do educador Paulo Freire, especialmente ao que se refere à prática docente e ao processo de alfabetização. O objetivo deste estudo visa favorecer uma prática da liberdade no âmbito escolar, destacando o caráter histórico, subjetivo e ideológico na formação do eu e do outro e das relações dialógicas, enfatizando o horizonte de possibilidades que os constitui. Realizamos a discussão no âmbito da educação, especificamente em relação ao papel do educador progressista, no que se refere à prática do ensino.

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Publicado

2020-10-14

Como Citar

SILVA, Danitza Dianderas da. As relações dialógicas em Paulo Freire: da ação docente à alfabetização. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 56–69, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2015.4.7.56-69. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6414. Acesso em: 15 dez. 2025.