(Res)significando imagens: práticas de leituras e releituras no ensino de arte
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.6.54-68Resumo
Neste trabalho, temos como objetivo analisar o conceito e características de leitu-ra e releitura de imagens, exercícios recorrentes no ensino de arte. Para isso, destacamos algumas diferenças e vínculos entre essas duas práticas. Relatamos ainda um projeto de-senvolvido junto a alunos/as de três turmas de 9º anos do Ensino Fundamental, no ano de 2011, em Guarapuava, Paraná, no qual foram feitas leituras e releituras visuais. Para a exe-cução das atividades, respaldamo-nos na obra Guernica, de Pablo Picasso. Os resultados apresentados demonstraram que tanto nas leituras quanto nas releituras, os gostos, os inte-resses e os conhecimentos prévios e pessoais dos alunos e alunas influenciaram sua per-cepção e interpretação visual. Além disso, dividimos as releituras em três grupos de caracte-rísticas distintas. Por fim, consideramos que tanto as leituras quanto as releituras de ima-gens são construídas na interação entre os/as estudantes, o contexto em que eles vivem, sua subjetividade e os artefatos visuais de seus cotidianos.