Fontes escritas e imagens em sala de aula de história: reflexões no âmbito da formação inicial de professores

Autores/as

  • Arthur Rodrigues Fabrício Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Crislane Barbosa de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Liliane Tereza Pessoa Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2014.3.5.27-49

Resumen

O presente artigo analisa a execução de projeto sobre o ensino de História com caráter de intervenção e pesquisa, desenvolvido no âmbito da formação docente inicial, especificamente, como parte integrante de atividades de estágio supervisionado. O locus das ações foi uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. Buscou-se responder à seguinte questão: como utilizar fontes escritas e imagens em sala de aula de História na Educação Básica de modo a promover a aprendizagem dos alunos? Os resultados da investigação demonstram a possibilidade de tratamento de tais tipos de fontes como mediadores entre alunos e conhecimento, o que pode ser visto mediante o crescimento da participação dos discentes nas atividades escolares bem como melhorias na capacidade de leitura e interpretação de documentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-10-13

Cómo citar

FABRÍCIO, Arthur Rodrigues; AZEVEDO, Crislane Barbosa de; CUNHA, Liliane Tereza Pessoa. Fontes escritas e imagens em sala de aula de história: reflexões no âmbito da formação inicial de professores. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 27–49, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2014.3.5.27-49. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6388. Acesso em: 15 dic. 2025.