Formação pedagógica dos docentes de enfermagem em uma instituição de ensino superior privada na cidade de Parnaíba-PI
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2014.3.5.109-127Abstract
O estudo trata do processo de formação docente dos professores que atuam no curso de graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada. A questão norteadora da pesquisa foi: De que forma os professores do curso de Enfermagem adquirem e materializam os saberes didático-pedagógicos na docência no Ensino Superior? Estabeleceu-se como objetivo geral: investigar de que forma os professores do curso de Enfermagem adquirem e materializam os saberes didático-pedagógicos da docência no Ensino Superior. Foram delimitados os seguintes objetivos específicos: traçar o perfil pessoal, acadêmico e profissional das participantes da pesquisa; conhecer as motivações das professoras para ingressar na Docência Superior; identificar os saberes didático-pedagógicos adquiridos e mobilizados pelas professoras do curso de Enfermagem; analisar a relação entre a formação didático-pedagógica e a prática docente das participantes da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa empírica, de caráter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvida em uma IES privada da cidade de Parnaíba-PI, no segundo semestre de 2013. Verificou-se que as cinco professoras participantes do estudo adquiriram seus saberes didático-pedagógicos durante os cursos de especialização em Educação Profissional na Área de Saúde e em Docência do Ensino Superior, bem como em atividades de formação continuada oferecidas na própria IES e também pela/com a experiência prática. Apesar de o estudo mostrar apenas uma nuance do quadro vivenciado na referida IES, evidencia determinados aspectos merecedores de atenção em pesquisas futuras acerca dessa temática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
