Formação pedagógica dos docentes de enfermagem em uma instituição de ensino superior privada na cidade de Parnaíba-PI
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2014.3.5.109-127Resumo
O estudo trata do processo de formação docente dos professores que atuam no curso de graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada. A questão norteadora da pesquisa foi: De que forma os professores do curso de Enfermagem adquirem e materializam os saberes didático-pedagógicos na docência no Ensino Superior? Estabeleceu-se como objetivo geral: investigar de que forma os professores do curso de Enfermagem adquirem e materializam os saberes didático-pedagógicos da docência no Ensino Superior. Foram delimitados os seguintes objetivos específicos: traçar o perfil pessoal, acadêmico e profissional das participantes da pesquisa; conhecer as motivações das professoras para ingressar na Docência Superior; identificar os saberes didático-pedagógicos adquiridos e mobilizados pelas professoras do curso de Enfermagem; analisar a relação entre a formação didático-pedagógica e a prática docente das participantes da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa empírica, de caráter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvida em uma IES privada da cidade de Parnaíba-PI, no segundo semestre de 2013. Verificou-se que as cinco professoras participantes do estudo adquiriram seus saberes didático-pedagógicos durante os cursos de especialização em Educação Profissional na Área de Saúde e em Docência do Ensino Superior, bem como em atividades de formação continuada oferecidas na própria IES e também pela/com a experiência prática. Apesar de o estudo mostrar apenas uma nuance do quadro vivenciado na referida IES, evidencia determinados aspectos merecedores de atenção em pesquisas futuras acerca dessa temática.