O desafio da interação no ensino de língua estrangeira em cursos on-line e presenciais nas escolas públicas paulistas

Autores/as

  • Antonio Francisco Magnoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Sandra Regina Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2014.3.5.128-144

Resumen

A popularização dos meios e recursos digitais de comunicação dissemina as narrativas não-lineares e contribui para agravar a crise do ensino presencial, com a expansão de modelos de escola presencial-virtual (EPV). Com a popularização das novas mídias derivadas da internet, vem ocorrendo uma gradual desmassificação da comunicação midiática, em um contexto que aguça a percepção individual e social dos individuos, que são atraídos pelo imenso fluxo global de mensagens informacionais (BRIGGS; BURKE, 2006). Essa transição dos métodos pedagógicos presenciais para o modelo de educação virtual, midiática e interativa ganhou um novo formato na rede pública de ensino estadual de São Paulo em 2012, com o lançamento dos cursos optativos de inglês e de espanhol para os alunos do ensino médio estadual, mediados por computador e com conteúdos produzidos pela Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo - Evesp. Ainda prosseguem nas salas presenciais da rede de ensino as turmas numerosas, com falta de material didático-pedagógico adequado, em aulas conduzidas por professores cujos repertórios estão distantes do cotidiano dos alunos. Nesse contexto são verificadas as performances qualitativas bastante negativas da aprendizagem das quatro habilidades comunicativas: ouvir, falar, ler e escrever (CAMERON, 2001). A pesquisa que realizamos é de acompanhamento e análise das experiências de ensino de inglês e espanhol mediado pelo computador na plataforma Evesp e dos cursos presenciais de inglês e espanhol dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) para o Ensino Médio e do projeto piloto Early Bird, de ensino-aprendizagem de inglês para o Ensino Fundamental, todos no âmbito da Diretoria de Ensino de Bauru (SP).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-10-13

Cómo citar

MAGNONI, Antonio Francisco; SILVA, Sandra Regina. O desafio da interação no ensino de língua estrangeira em cursos on-line e presenciais nas escolas públicas paulistas. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 128–144, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2014.3.5.128-144. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6383. Acesso em: 15 dic. 2025.