O valor dialógico da leitura de imagem: algumas reflexões para o ensino de arte a partir do pensamento bakhtiniano

Authors

  • Gilberto de Castro Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Melissa de Melo Wakim Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2014.3.4.101-113

Abstract

Este artigo visa discutir teoricamente a ampliação do conceito de leitura para conceber outras formas de ler como prática de linguagem, levando-se em conta as possibilidades atuais de interação. Apresenta como fundamentação principal a concepção dialógica de interação própria da teoria de Mikhail Bakhtin e as discussões de Jesús-Martín Barbero, desenvolvidas pela linha dos Estudos Culturais na América Latina, sobre recepção e modelos de comunicação. A partir desse referencial, tem como objetivo apresentar reflexões sobre o sujeito, em sua capacidade de realizar “leituras” e de dialogar com o mundo, assim como questionar a leitura de imagem, mediante a diversidade de referências visuais da

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-10-09

How to Cite

DE CASTRO, Gilberto; WAKIM, Melissa de Melo. O valor dialógico da leitura de imagem: algumas reflexões para o ensino de arte a partir do pensamento bakhtiniano. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 101–113, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2014.3.4.101-113. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6372. Acesso em: 15 dec. 2025.