Algumas representações de educação física de alunos ingressantes e concluintes de um curso de licenciatura em Cuiabá – MT
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2014.3.4.127-138Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as representações de alunos ingressantes e concluintes sobre a formação de professores em Educação Física. Para a investigação utilizou-se como categoria de estudos o conceito de representação sob a ótica dos Estudos Culturais. Para a coleta de dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos pesquisados foram 35 alunos de licenciatura, de ambos os sexos, em uma instituição privada localizada em Cuiabá no estado de Mato Grosso, sendo que 22 alunos são ingressantes e 13 concluintes. Concluiu-se que os alunos ingressantes encontravam-se ainda com uma visão tecnicista (esportivista) e os concluintes ampliaram suas representações ao terem contato com os saberes acadêmicos apresentando uma visão difusa sobre a Educação Física. Por não perceber-se na análise uma postura crítica por parte dos alunos aos aspectos ligados à formação acadêmica, sugerem-se pesquisas em outras instituições para futuras comparações de resultados proporcionando um maior entendimento quanto as representações identitárias da Educação Física.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
