Cenários para investigação e resolução de problemas: reflexões para possíveis caminhos

Autores

  • Ana Carolina Faustino Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Cármen Lucia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2013.2.3.62-74

Resumo

Este artigo discute a articulação entre os cenários para investigação, desenvolvido pelo teórico Ole Skovsmose e a resolução de problemas. Skovsmose aborda a Educação Matemática Crítica (EMC) e trata sobre os ambientes de aprendizagem. No decorrer do artigo, a partir de uma revisão bibliográfica, discutimos as duas formas de organizar a sala de aula durante as aulas de matemática: paradigma do exercício e cenários para investigação. Analisamos, segundo a perspectiva da EMC, as aproximações e distanciamentos entre a resolução de problema e estas duas formas de organizar a aula. Pode-se dizer que os cenários de investigação possibilitam que as atividades de resolução de problemas se configurem como atividades investigativas, possibilitando que os estudantes a elaborarem suas próprias estratégias de resolução, tenham oportunidades de defender seus argumentos em um processo de exploração investigativa.

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Publicado

2020-10-06

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo