CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO SOCIAL “LIBRAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA” NA VIDA DOS ALUNOS OUVINTES PARA A COMUNICAÇÃO COM OS ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Autores

  • Maria Clerya Alvino Leite IFPB
  • Mércia Silva de Lima Souza IFPB

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.162-190

Palavras-chave:

Inclusão. Surdo. Comunicação. Libras.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições do projeto social “Libras na perspectiva inclusiva” na vida dos alunos ouvintes, principalmente na comunicação com os alunos surdos no município de Mamanguape-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa - do tipo levantamento de campo. Os participantes da pesquisa foram dois alunos ouvintes (maiores de idade) que fazem parte do projeto e que tem contato com alunos surdos em sala de aula. Na coleta de dados utilizou-se um questionário virtual que foi enviado aos participantes via e-mail. Os resultados da pesquisa apontam que o projeto possibilitou aos participantes conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), contribuindo para a comunicação com os surdos no ambiente escolar, além de adquirir conhecimentos sobre a identidade surda em todos os seus aspectos, possibilitando aos envolvidos, crescimento pessoal no ambiente educacional e social. Portanto, consideramos a necessidade de mudanças no ambiente escolar com a inserção da Libras para a comunicação entre alunos surdos e ouvintes no âmbito educacional.

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Biografia do Autor

Mércia Silva de Lima Souza, IFPB

Especialista em Libras pelo IFPB. 

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Publicado

2022-06-28

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo