Estudios de performances y artivismos como herramientas de descolonización de las artes y las cosmopolíticas
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2023.29.2.7983Palavras-chave:
performance, ferida colonial, crítica feministaResumo
Este artigo intitulado Performance studies and artivisms as tools for the decolonisation of the arts and cosmopolitics questiona a performance descolonial, isto é, como ferramenta de descolonização das artes e da corpocosmopolítica. Nesta abordagem, a linguagem da performance é um veículo de exploração, de re-existências contra-hegemônicas e é concebida como uma "poética erótica da relação" (Bidaseca, 2020). O meu interesse pela temática baseia-se no questionamento da descolonialidade do género nas práticas da performance para curar a ferida colonial que surgem da afirmação de que não há experiência fora do corpo, como o próprio Frantz Fanon, no seu livro "Pele Negra, Máscaras Brancas" (1951) desenvolveu a partir da sua própria experiência de sentir o racismo como uma hemorragia que jorrava dos seus tímpanos.
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