OS ARQUÉTIPOS DO IMAGINÁRIO FEMININO NOS TRABALHOS DE REMEDIOS VARO E LOUISE BOURGEOIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.6902Palavras-chave:
Mulheres, Arquétipos, Imaginário, Inconsciente ColetivoResumo
O presente artigo, tem o intuito de estabelecer uma possível relação entre a produção teórica do psicanalista Carl G. Jung, a respeito das imagens produzidas pelos arquétipos e o inconsciente coletivo, em contrapartida as imagens construídas nas produções das artistas Remedios Varo e Louise Bourgeois. A escrita foi desenvolvida tendo como base referências culturais, sociais e teóricas da sociedade ocidental, demonstrado atravessamentos entre os conceitos de Inconsciente Coletivo, Arquétipos e Imaginário Coletivo e a produção das artistas, considerando a construção da relação conceitual que o pesquisador e teórico Jung traça acerca dos arquétipos como estruturas responsáveis pela produção de mitos, religiões e filosofias.
Downloads
Referências
A BÍBLIA. A Canção de Maria. 1:46-55. FA Editoração Eletrônica. 2008. Novo Testamento.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas, São Paulo. Papirus, 1993.
CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Editora Pensamento, 2013.
CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
FERREIRA, Raquel S. F. T. da Silva. O trabalho autobiográfico de Louise Bourgeois e o discurso autobiográfico filosófico. Lisboa: FCSH, 2014.
JUNG, Carl G. O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2016.
JUNG, Carl G. Os Arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
LOUSA, Teresa e MIKOSZ, José Eliézer. Imagens Do Exílio: A Pintura Esotérica de Remedios Varo. Anais do 29° Encontro da ANPAP – Dispersões. Goiânia, 2020. Disponível em http://anpap.org.br/anais/2020/pdf/Teresa_Lousa_e_Jose_Eliezer_Mikosz_ANPAP_2020_ArtigoFinal-167.pdf - Acessado em 17/11/2021.
MIKOSZ, José Eliézer. A Arte Visionária e a Ayahuasca: Representações Visuais de Espirais e Vórtices Inspiradas nos Estados Não Ordinários de Consciência (ENOC). Florianópolis: UFSC, 2009.
NEUMANN, Erich. A Grande Mãe Um estudo fenomenológico da constituição feminina do inconsciente. São Paulo: Editora Cultrix, 1999.
SICUTERI, Roberto. Lilith a Lua Negra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.