VIRADA SOCIAL E VIRADA PEDAGÓGICA

MULTIPLICIDADE DAS PRÁTICAS DA ARTE E DOS MODOS DE PARTICIPAÇÃO

Autores

  • Denise Bandeira
  • Lailana Krinski

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.6898

Palavras-chave:

virada social, virada pedagógica, crítica institucional, práticas artísticas e pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta o significado da expressão virada social cunhada pela britânica, crítica e historiadora de arte, Claire Bishop (2004, 2006, 2012) para denominar práticas artísticas articuladas a problemas sociais. Na sequência, vai descrever e, também, analisar o fenômeno da virada educacional ou virada pedagógica. E, neste recorte temporal e localizado, apresenta os significados desses termos, bem como seus desdobramentos e principais contribuições a partir dos debates entabulados por teóricos, educadores e artistas, com base em um amplo panorama da crítica institucional e do novo institucionalismo, juntamente com algumas das suas repercussões, em especial, no cenário local. O principal objetivo deste estudo vai ser delimitar as características dessas práticas de acordo com a conceituação e o aporte teórico. Em futuro estudo, pretende-se identificar ações locais, algumas das suas características e participantes, condições de autoria, propósitos, tanto convergências quanto divergências em relação aos conceitos e condições da aplicabilidade desse aporte.

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Biografia do Autor

Denise Bandeira

Professora associada do Programa de Pós-graduação – Mestrado Profissional em Artes da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, linha de Pesquisa em Experiências e Mediações nas relações Educacionais em Arte. 

Lailana Krinski

Aluna do Programa de Pós-graduação – Mestrado Profissional em Artes da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, linha de Pesquisa em Experiências e Mediações nas relações Educacionais em Arte.

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Publicado

2022-07-20

Como Citar

BANDEIRA, Denise; KRINSKI, Lailana. VIRADA SOCIAL E VIRADA PEDAGÓGICA: MULTIPLICIDADE DAS PRÁTICAS DA ARTE E DOS MODOS DE PARTICIPAÇÃO. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 26, n. 1, p. 50–71, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.26.1.6898. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/6898. Acesso em: 19 nov. 2024.