FLUXO EXPANDIDO NAS AUDIOVISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.3907Resumo
Com o avanço tecnoloÌgico as produções audiovisuais ultrapassam fronteiras e abrem passagem para a multiplicação de telas, a exploração de outras durações e intensidades, deslocam e transformam a arquitetura da sala de projeção; possibilitam ao artista/cineasta experimentações hiÌbridas, no campo multimidiaÌtico do audiovisual, articulando inuÌmeras possibilidades de criação de ambientes que alteram os sentidos espaço-temporais e a narrativa linear; o espectador eÌ agora parte integrante da obra, um corpo em movimento que experimenta essa obra e tem seu entendimento individual dela.
Downloads
Referências
ALY, Natalia. Desdobramentos contemporaÌ‚neos do cinema experimental. PUCSP, São Paulo, Edição 6. jun. 2012. DisponiÌvel em: <http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/artigos/2012/edicao_6/1_desdobramentos_contemporaneos_cinema_experimental-natalia_aly.pdf >. Acesso em: 28 de jun. de 2020.
BAMBOZZI, Lucas; PORTUGAL, DemeÌtrio. (org.). O cinema e seus outros: outros fluxos cinematograÌficos e sua produção de imagens. 1a Edição. São Paulo: AVXLab – LaboratoÌrio de Audiovisual Expandido, 2019.
BAZIN, AndreÌ. O que eÌ o cinema? Trad. Eloisa ArauÌjo Ribeiro / Apresentação e apeÌ‚ndice Ismail Xavier. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
Expanded Cinema, de Gene Yougblood- DisponiÌvel em: <http://www.vasulka.org/Kitchen/PDF_ExpandedCinema/ExpandedCinema.html> Data do Acesso: 01 de jun. De 2020;
MACHADO, Arlindo. PreÌ-cinemas & poÌs-cinems. Campinas: Papirus, 1997. MACIEL, KaÌtia. Transcinema. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, pp. 17-18; 23-47.
XAVIER, Ismail. (org.) A experieÌ‚ncia do cinema – antologia. 1a Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
PARENTE, AndreÌ; CARVALHO, Victa de: Entre cinema e arte contemporaÌ‚nea. Revista GalaÌxia, São Paulo, n17 p. 27-40, jun. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.