Mediar um espetáculo de rua? O espectador transeunte do espetáculo "O terreno baldio"
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3681Resumo
O presente artigo apresenta uma reflexão com base em uma proposta de mediação desenvolvida com espectadores transeuntes no espetáculo de rua O terreno baldio do grupo de teatro Olho rasteiro, realizada em agosto de 2019, na cidade de Curitiba. Partindo de estudos sobre teatro de rua, mediação e espectador transeunte, o texto relaciona experiência artística com as possibilidades de mediação em arte, compreendendo-a como uma modalidade de criação.Downloads
Referências
ASCHER, François. Metapolis acerca do futuro das cidades. Oeiras: Celta, 1998.
BONDíA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n. 19, p.20-28, jan/fev/mar/abr. 2002.
CARREIRA, André. Ambiente, fluxo e dramaturgias da cidade: materiais do Teatro de Invasão. O Percevejo online, v.1, p. 1-10, jan-jul. 2009.
COUTINHO, Rejane Galvão e LIA, Camila Serino. A mediação cultural pela perspectiva da arte/educação: comentários sobre uma experiência. In: QUEIROZ, João Paulo e OLIVEIRA, Ronaldo. Os riscos da arte: formação e mediação. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2018. p. 134-154.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
HADDAD, Amir. A função da função ou O Circo Etéreo. In: TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara (orgs). Tá na rua: teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura, ator sem papel. Rio de Janeiro: Instituto Tá Na Rua para as Artes, Educação e Cidadania, 2008. p. 30-39.
MARTINS, Mirian Celeste (Org.). Mediação cultural: olhares interdisciplinares. São Paulo: Uva Limão, 2017.
MATOS, Fátima Loureiro. de. Espaços públicos e qualidade de vida nas cidades: o caso da cidade Porto. Observatorium: Revista Eletrônica de Geografia, Uberlândia, v. 2, n. 4, p. 17-33, jul. 2010.
OLIVEIRA, Ney Wendell Cunha. Estratégias de mediação cultural para a formação do público. Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, 2014. Disponível em: < https://bit.ly/2SqrTm9>. Acesso em: 20 jun. 2020.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. A mediação artística, uma tessitura em processo. Revista Urdimento, Florianópolis, vol. 1, n.17, p. 113-121, set. 2011.
REFERÊNCIA DE COAUTOR RETIRADA PARA MANTER O ANONIMATO.
TURLE Licko; TRINDADE, Jussara. Teatro(s) de Rua do Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2016.
______. Teatro de rua no Brasil: a primeira década do terceiro milênio. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.