CONHECENDO CHUÑI BENITE, O LITERATO DE VILLA SAN JUAN: UM PASSEIO PELO HIBRIDISMO CULTURAL E PELAS FRONTEIRAS ENTRE REALIDADE, POLÍTICA E FICÇÃO NO JORNALISMO RESISTENCIANO.
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2019.21.2.2842Resumo
Resumo: Este artigo aborda o portal online de humor jornalístico nomeado Angaú Noticias. Uma espécie de jornal de autoria anônima sediado na cidade de Resistencia, capital da província de Chaco, norte da Argentina, cuja única assinatura ou autoria indicada é a de um personagem ficcional: o "literato" Chuñi Benite. Pretendendo a visualização da proposta literária e jornalística do portal como um produto cultural ficcional de grande potencial simbólico, político e histórico. Para tanto, o artigo tenciona a análise específica de um dos textos do portal online, exemplificando seu potencial através de sua inserção nas discussões das relações entre realidade e ficção, história e literatura, jornalismo e hibridismo cultural, como entendidas por autores como Jacques Rancière, Juan José Saer, Néstor Garcia Canclini e Rosane Kaminski. Discutindo e questionando assim também a construção valorativa estabelecida nos últimos séculos entre o que se considera "verídico" e "ficcional" . Além de contextualizar a produção e existência do portal dentro do cenário sócio-político em que se insere.
Palavras-chave: Ficção. Realidade. Angaú Noticias. Chuñi Benite. Chaco.
Downloads
Referências
Anônimo1 [PEPE, Dondudad]. Bochornosa expulsión del literato Chuñi Benite en la inauguración del McDonald"™s chaqueño. [18 de Setembro de 2016]. Resistencia, Argentina: Site Angaú Noticias. Disponível em: <http://www.angaunoticias.com.ar/variete/2948-mcdonalds.html>. Acesso em: jan. de 2019.
Anônimo2. Angaú Noticias: la prensa que te miente pero avisa. Resistencia, Argentina. Site disponível em: <http://www.angaunoticias.com.ar/> Acesso em: jan. de 2019.
Anônimo3. Fanpage de Chuñi Benite. <https://www.facebook.com/ChuniBenite/> Acesso em: jan. de 2019.
Anônimo4. McDonald"™s abrió sus puertas en el patio de comidas del Shopping Sarmiento. [15 de Setembro de 2016]. Resistencia, Argentina: Jornal Chaco dia por dia. Disponível em: <http://chacodiapordia.com/interes-general/noticia/113855/mcdonald%E2%80%99s-abrio-sus-puertas-en-el-patio-de-comidas-del-shopping-sarmiento>. Acesso em: jan. de 2019.
Anônimo5. McDonald"™s abrirá a finales de septiembre en Resistencia y empleará a 75 chaqueños. [26 de Julho de 2016]. Resistencia, Argentina: Jornal Diario Norte. Disponível em: <http://www.diarionorte.com/article/140420/mcdonald%E2%80%99s-abrira-a-finales-de-septiembre-en-resistencia-y-empleara-a-75-chaquenos>. Acesso em: jan. de 2019.
Anônimo6. Se inauguró un local de McDonald"™s en Chaco. [15 de Setembro de 2016]. Resistencia, Argentina: Jornal Diario Norte. Disponível em: <http://www.diarionorte.com/article/142503/se-inauguro-un-local-de-mcdonald%E2%80%99s-en-chaco>. Acesso em: jan. de 2019.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. Trad. Heloísa Pezza Cintrão e Ana Regina Lessa. 3ª ed. São Paulo: Editora da USP, 2000.
KAMINSKI, Rosane. Reflexões sobre a pesquisa histórica, a ficção e as artes. In: FREITAS, Artur (org.); KAMINSKI, Rosane (org.). História e Arte: encontros disciplinares. São Paulo: Intermeios, 2013, p. 65-93.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. 2ª ed. São Paulo: EXO experimental; Editora 34, 2009.
SAER, Juan José. El concepto de ficción. 4ª ed. Buenos Aires: Seix Barral, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.