CORPO? CORPO! POR UMA POÉTICA DE EFEITOS DE PRESENÇA EM CORPOS PERFORMATIVOS EM AMBIENTES TECNOLÓGICOS SENCIENTES

Autores

  • Gisele Miyoko Onuki

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2018.19.2.2434

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre uma possí­vel construção social do corpo e a constituição de uma poética de efeitos de presença em corpos performativos imersos em ambientes tecnológicos sencientes, no contexto da Dança. Para tanto, intenta-se compreender os principais paradigmas da episteme homem-máquina pelos pressupostos filosóficos, cientí­ficos e culturais, ao estabelecer aspectos peculiares de perceber os desejos de presença através da dialogia entre a teoria das Materialidades da Comunicação e dos Estudos Culturais. Ao longo deste percurso, construí­mos o argumento que os fenômenos de presença atualizam a construção social do corpo e defende-se que a continuidade da evolução humana ultrapassou o limite das extensões tecnológicas e se reorganiza, na contemporaneidade, através da percepção.
Palavras-chave: Corpo. Cultura. Materialidade Comunicacional. Tecnologias do sensí­vel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-07

Como Citar

ONUKI, Gisele Miyoko. CORPO? CORPO! POR UMA POÉTICA DE EFEITOS DE PRESENÇA EM CORPOS PERFORMATIVOS EM AMBIENTES TECNOLÓGICOS SENCIENTES. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 19, n. 2, 2018. DOI: 10.33871/19805071.2018.19.2.2434. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/2434. Acesso em: 21 nov. 2024.