HIPÓTESE-CINEMA, CURITIBA, 2013-2018
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2018.18.1.2311Resumo
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão conceitual sobre as possibilidades do cinema como meio artístico no âmbito da educação básica do Brasil contemporâneo. Abordando a Base Nacional Curricular Comum, um breve panorama do uso e da compreensão do cinema na instituição escolar é colocado em discussão. A partir da proposta pedagógica de Alain Bergala em Hipótese-Cinema, é apresentado um relato da experiência de oficinas de cinema no Colégio Medianeira em Curitiba entre os anos de 2013 e 2018. O objetivo é oferecer uma proposta do cinema como arte capaz de propiciar experiências – estéticas, emocionais, individuais, sociais – no trabalho com crianças e adolescentes, que são próprios exercícios de subjetividade.
Palavras-chave: Artes. Cinema. Estética. Educação. Experiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.