HIPÓTESE-CINEMA, CURITIBA, 2013-2018

Autores

  • Alexandre Rafael Garcia
  • Juliana Rodrigues Pereira

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2018.18.1.2311

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma discussão conceitual sobre as possibilidades do cinema como meio artí­stico no âmbito da educação básica do Brasil contemporâneo. Abordando a Base Nacional Curricular Comum, um breve panorama do uso e da compreensão do cinema na instituição escolar é colocado em discussão. A partir da proposta pedagógica de Alain Bergala em Hipótese-Cinema, é apresentado um relato da experiência de oficinas de cinema no Colégio Medianeira em Curitiba entre os anos de 2013 e 2018. O objetivo é oferecer uma proposta do cinema como arte capaz de propiciar experiências – estéticas, emocionais, individuais, sociais – no trabalho com crianças e adolescentes, que são próprios exercí­cios de subjetividade.
Palavras-chave: Artes. Cinema. Estética. Educação. Experiência.

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Publicado

2018-07-20

Como Citar

GARCIA, Alexandre Rafael; PEREIRA, Juliana Rodrigues. HIPÓTESE-CINEMA, CURITIBA, 2013-2018. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 18, n. 1, 2018. DOI: 10.33871/19805071.2018.18.1.2311. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/2311. Acesso em: 30 dez. 2024.