REPRESENTAÇÕES LGBT NO CINEMA CONTEMPORÂNEO: RESISTÊNCIAS E CAPTURAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2018.18.1.2259Abstract
Este texto faz o movimento de tomar como problemática de análise as seguintes perguntas, disparadas a partir de um debate realizado no festival Colors: Cinema + Diversidade (Curitiba, 2017): Quais as instâncias de resistência e de captura presentes em diferentes modos de representar personagens LGBT no cinema? Qual o alcance de filmes voltados às discussões das temáticas das diversidades sexuais e de gêneros, a depender da abordagem - mais ou menos desafiadora à norma heterossexual - por eles adotada? A fim de relançar estas perguntas no contexto do cinema contemporâneo, apresentamos um breve panorama de diferentes movimentações realizadas tanto no campo das produções teóricas quanto audiovisuais, através das quais, desde os anos 1970, esboçam-se dúvidas e também respostas que operam tais questionamentos. Com este propósito, recuperamos as reflexões de autores e autoras como D.A. Miller, Christine Holmlund e B. Ruby Rich e tecemos algumas considerações acerca da representação da homossexualidade nos filmes Festim Diabólico (Alfred Hitchcock, 1948), Filadélfia (Jonathan Demme, 1993) e Viver Até o Fim (Gregg Araki, 1992).Downloads
References
BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
FESTIM Diabólico. Direção: Alfred Hitchcock. Burbank (USA): Warner Bros., Transatlantic Pictures, 1948. (80min).
FILADÉLFIA. Direção: Jonathan Demme. Philadelphia (USA): TriStar Pictures, Clinica Estetico, 1993. (120min).
HOLMLUND, Christine. When a Lesbian is not a Lesbian?: The Lesbian Continuum and the Mainstream Femme Film. Camera Obscura, Duke University Press, v. 9, p. 144-180. January/May, 1991.
LACERDA, Chico. New Queer Cinema e o Cinema Brasileiro. In: MURARI, Lucas; NAGIME, Mateus (orgs.). New Queer Cinema - Cinema, Sexualidade e Política. São Paulo: Caixa Econômica Federal, 2015.
LACERDA JUNIOR, Luiz Francisco Buarque de. Cinema Gay Brasileiro: Políticas de representação e além. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2015.
MILLER, D. A. Anal Rope. Representations, University of California Press, n.32, p. 114-133. Autumn, 1990.
MIKOS, Camila Macedo Ferreira. Produzir o sexo verdadeiro, regular o sexo educado: aproximações entre o cinema pornô e a educação sexual. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação. Curitiba, 2017.
PRECIADO, Paul B. "Cartografias "˜Queer"™: O "˜Flâneur"™ Perverso, A Lésbica Topofóbica e A Puta Multicartográfica, Ou Como Fazer uma Cartografia "˜Zorra"™ com Annie Sprinkle". eRevista Performatus, Inhumas, ano 5, n. 17, jan. 2017.
RICH, B. Ruby. New Queer Cinema: Versão da diretora. In: MURARI, Lucas; NAGIME, Mateus (orgs.). New Queer Cinema - Cinema, Sexualidade e Política. São Paulo: Caixa Econômica Federal, 2015.
____________. Queer and Present Danger. Sight & Sound, p. 22-25. March, 2000.
SIERRA, Jamil Cabral. Marcos da vida viável, marcas da vida vivível: o governamento da diversidade sexual e o desafio de uma ética/estética pós-identitária para a teorização político educacional LGBT. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação. Curitiba, 2013.
TRUFFAUT, François. Hitchcock. Londres: Faber & Faber Limited, 2017.
VIVER Até o Fim. Direção: Gregg Araki. Los Angeles (USA): Desperate Pictures, October Films, 1992. (80min).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.