ENTREVISTA AO DIRETOR DE FOTOGRAFIA JOSÉ ANTÓNIO LOUREIRO: O APRENDIZ E O MESTRE NO CINEMA PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2018.18.1.1951Resumo
Esta entrevista foi realizada a José António Loureiro, a 20 de Junho de 2012 em Lisboa. Surgiu da necessidade de conhecer melhor o trabalho do director de fotografia, Acácio de Almeida, durante a investigação da minha tese de doutoramento realizada em Paris entre 2008-2013, na Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, intitulada: La Lumière dans le Cinéma: L'Å“uvre d'Acácio de Almeida comme directeur de la photographie, publicada em livro, 2015.
Entrevistar, José António Loureiro, foi indispensável, pois foi assistente de imagem do director de fotografia Acácio de Almeida durante 12 anos, vindo mais tarde a tornar-se director de fotografia, em 1989 no filme Recordações da casa Amarela (1989) de João César Monteiro. A entrevista fala do relacionamento entre o assistente de imagem, e o seu "mestre" , a forma como era trabalhado o cinema português nos anos 1980. José António Loureiro conta-nos histórias e factos do que era o cinema português, naquela época.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.