Repensando a construção do corpo da bailarina da caixinha de música por meio de um processo de criação coletiva em uma ONG de Santa Maria – RS.
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2018.18.1.1882Resumo
Este artigo propõe refletir sobre o processo de criação coletiva realizado pela Royale Companhia de Dança que, ao repensar a construção do corpo da bailarina da caixinha de música, procurou levar ao empoderamento feminino no balé ao construir um espetáculo sobre temas da contemporaneidade.
Palavras – Chaves: Balé. Criação coletiva. Bailarina da caixinha de música.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980a.
_______________. O segundo sexo: a experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980b.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Edições, 2015.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
________________. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
HANNA, Judith Lynne. Dança, sexo e gênero: signos de identidade, dominação, desafio e desejo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
HOMANS, Jennifer. Os anjos de Apolo: uma história do ballet. Lisboa: Edições 70, 2010.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2008.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Material didático produzido para a disciplina Prática de Pesquisa A: Abordagens metodológicas em educação e artes. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), 2011.
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005.
REVEL, Judith. Dicionário de Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
SAMPAIO, Flávio. Balé: compreensão e técnica. In: Lições de Dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000, p. 265-174.
STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: princípios e aplicações. Campinas: Papirus, 2012.
VERSIANI, Daniela Gianna Claudia Beccaccia. Autoetnografia: conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.