ESTÉTICA INDÍGENA JÊ NO PARANÁ: TRADIÇÃO E MUDANÇA NO ACERVO DO MUSEU PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1635Resumo
Neste artigo discute-se a estética de dois grupos indígenas Jê no Paraná: Kaingang eXokleng através do acervo arqueológico e etnográfico do Museu Paranaense, inaugurado em 1876 emCuritiba. A análise conjunta de dados históricos e do patrimônio material do museu, e sobre comoesses objetos foram incorporados e são gerenciados na instituição, permitiu a revisão de materiais deorigem duvidosa. No estudo buscou-se a construção de um banco de dados sobre a estética indígena
Jê no Paraná, com aspectos diagnósticos que evidenciam os saberes tradicionais desses grupos e asmudanças que ocorreram.
PALAVRAS-CHAVE: estética indígena Jê, arte indígena, arqueologia paranaense
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.