A LUDICIDADE DO JOGO VOCAL NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRIATIVA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1623Resumo
Este artigo oferece reflexões sobre questões epistemológicas a respeito do
desenvolvimento da consciência vocal-corpórea criativa na formação do ator. Parte-se da hipótesede que através da ludicidade do jogo vocal o aluno desenvolve a consciência sonora em suaplenitude corpórea, energética, imagética, na unidade que permeia as dinâmicas da voz aomovimento do corpo em criatividade artística. Com o foco nos jogos vocais, tais questões sãoestudadas desde o ponto de vista da ludicidade nas relações da técnica vocal com a improvisaçãocorpórea e com o imaginário poético. Os jogos vocais para a prática do ator estão embasados em umfazer pedagógico fundamentado no desenvolvimento da consciência criativa para a composição dadramaturgia do ator.
PALAVRAS-CHAVES: jogo vocal, consciência corpóreo-vocal, composição para atores
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.