RECURSOS METAFILMICOS EM BOCA DE LIXO, DE EDUARDO COUTINHO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.2.1613Resumo
Boca de lixo é um dos documentários mais importantes de Eduardo Coutinho. Este artigoexamina os recursos metafilmicos por ele utilizados: a voz narrativa; a incorporação do diretor e daequipe técnica de filmagem no texto visual; a incorporação dos habitantes do lixão enquanto eles seveem sendo filmados e enquanto se veem na e após a filmagem; o uso de sons de fundo; o uso de fotosjustapostas. É importante frisar que esses recursos não constituem um impulso estetizante deCoutinho. Servem, sim, para revelar a complexidade das experiências humanas vividas que vão sendomostradas.
PALAVRAS-CHAVE: Boca do lixo; Eduardo Coutinho; recursos metafílmicos; experiências
humanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.