Jauss e Iser: efeitos estéticos provocados pela leitura de Conversa de Bois e Campo Geral, de João Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2011.7.1.1536Resumo
Partindo da premissa de que a práxis da leitura literária é uma inesgotável
fonte de pesquisa, este estudo tem como fator norteador o exercício de leitura
analítico interpretativa, do conto Conversa de Bois e da novela Campo Geral/Miguilim– publicados respectivamente em 1946 e 1956 –, de João Guimarães Rosa, aliado í steorias da recepção de Hans Robert Jauss (1979) e Wolfgang Iser (1979). Tal análiseobjetiva, especialmente, a leitura da temática infância presentes nos referidos textosrosianos.
Palavras"chave: Conversa de Bois e Campo Geral. Teorias da Recepção. Infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.