CHAMADA DE ARTIGOS - REVISTA CIENTÍFICA/FAP ONLINE (ISSN 1980-5071) Dossiê: Direção de fotografia em audiovisualidades latino-americanas

2024-09-03

Está aberta a chamada para a submissão de trabalhos à Revista Científica/FAP, vol. 32 no. 1 (jan-jun/2025). O periódico, online, voltado ao campo das Artes, é uma publicação semestral do campus de Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná) da UNESPAR, e tem por objetivo divulgar artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e traduções produzidas por Doutores/as e Mestres/as. Além do Fluxo Contínuo (trabalhos nas áreas das Artes, sem delimitação temática), a Revista receberá trabalhos para o Dossiê Direção de fotografia em audiovisualidades latino-americanas organizado pelos professores doutores Andréa C. Scansani (UFSC), Antoine d’Artemare (ESPM/RJ), Marina Cavalcanti Tedesco (UFF) e Rogério Luiz Oliveira (UESB).

A imagem em movimento, quer seja ela discípula da imensa pluralidade de práticas audiovisuais ou da tradição cinematográfica, é capaz de estimular sensações que aguçam nossas percepções e nos coloca em contato com os mais reservados refúgios de nossas subjetividades. Ela é, via de regra, resultado de uma intrincada construção, na qual a direção de fotografia cumpre um papel substancial e cujas particularidades são o tema deste dossiê.

O vínculo obrigatoriamente estabelecido entre as especificidades técnicas da imagem em movimento e sua força de expressão é, muitas das vezes, tomado como evidente e natural. Aceitamos o contrato, por exemplo, entre o cinema narrativo e sua planejada transparência sem nos aprofundarmos nas sutilezas da própria imagem, ao mesmo tempo em que o excesso de visibilidade da matéria oferecido por outras formas audiovisuais, como o cinema experimental, tende a nos desconcertar. Seja por falta ou por excesso, acabamos nos afastando das nuances materiais que se constroem ao longo das obras, mesmo sabendo que é justamente por meio delas que a imagem se manifesta e se revela.

Durante a última década, os estudos sobre cinematografia, direção de fotografia e/ou fotografia audiovisual têm prosperado com grande fôlego. Essencial para a construção de imagens em movimento, a área opera como um dos mais significativos alicerces da criação audiovisual moldada em múltiplos formatos e gêneros narrativos. Tal importância é refletida no crescente fluxo teórico-científico consolidado por eventos, artigos, ensaios e livros cujas abordagens se fundamentam na materialidade proporcionada pela fotografia. Sendo assim, as imagens que configuram o cinema, a televisão, as artes do vídeo, as redes sociais, os games, as plataformas de exibição e os inúmeros desdobramentos audiovisuais oferecem um vasto material para as pesquisas na área. Seja por sua força política no escrutínio das relações de poder estabelecidas por suas escolhas, seu potencial plástico e sensorial, seu fluente trânsito intermidiático ou por sua articulação com procedimentos arqueológicos e genealógicos, esse campo apresenta um efetivo vigor científico.

Quando direcionamos nosso olhar para as experiências latino-americanas, o horizonte de possibilidades investigativas torna-se ainda mais tentador. Pois as práticas de sistematização da cinematografia - com predominância teórica ditada por autores do Atlântico Norte, ainda que de modo disperso -, têm sido apuradas e organizadas a partir de iniciativas locais no entendimento de que o campo forma um conjunto coeso de perspectivas teórico-metodológicas agrupadas sob um manto: o da fotografia audiovisual. Isso posto, convidamos os pesquisadores da área a compor este dossiê que tem como propósito reunir artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções dedicadas à fotografia em movimento, focando em experiências desenvolvidas na América Latina, com especial atenção à materialidade da imagem em diversos formatos audiovisuais.

 

 

Referências:

ADES, Eduardo; KAUFMAN, Mariana. Luz em movimento: a fotografia no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Imagem-Tempo Produções, 2007.

ALEKAN, Henri. Des lumières et des ombres. Paris - Centre national des Lettres e Cinémathèque française, 1984.

ALMENDROS, N. Días de una cámara. Barcelona: Barral - Seix, 1996.

ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história. Rio de Janeiro: Gryphus, 2011.

AZEMA, Marc. La Préhistoire du cinéma: origines paléolithiques de la narration graphique et du cinématographe. Paris: Errance-Actes Sud, 2011.

BROWN, Blain. Cinematografia, teoria e prática: produção de imagens para cineastas e diretores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

CAKOFF, Leon. Gabriel Figueroa: o mestre do olhar. São Paulo: Edições da Mostra, 1995.

CALDAS, Aline de; CALHADO, Cyntia Gomes (orgs.). Cinematografia, Expressão e Pensamento: volume 2. Curitiba: Appris, 2021.

CAVALCANTI TEDESCO, Marina. “Marcas de Gênero nos Manuais de Cinematografia e na Prática Fotográfica do Cinema Mexicano Clássico Industrial”. Revista Universitária do Audiovisual, 2013. Disponível em https://www.rua.ufscar.br/marcas-de-genero-nos-manuais-de-cinematografia-e-na-pratica-fotografica-do-cinema-mexicano-classico-industrial/ 

CAVALCANTI TEDESCO, Marina. “Mulheres atrás das câmeras: a presença feminina na direção de fotografia de longas-metragens ficcionais brasileiros”. Revista Significação, v. 43, n.4, 6 p. 47–68, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83423.

CAVALCANTI TEDESCO, Marina; LUIZ OLIVEIRA, Rogério (ORG.). Cinematografia, expressão e pensamento: volume 1. Curitiba: Appris, 2019.

EBERT, Carlos. “Pequena história da cinematografia no Brasil”. Em Historia Analítica de los Medios Audiovisuales - Cátedra Marino. Universidad de Buenos Aires [s.d.]. Disponível em: https://hamamarino.wordpress.com/pequena-historia-da-cinematografia-no-brasil/.

GIANNOTTI, Marco (org). Reflexões sobre a cor. São Paulo: Martins Fontes, 2021.

HEFFNER, Hernani; RAMOS, Lécio Augusto. Edgar Brasil, um ensaio biográfico: aspectos da evolução técnica do cinema brasileiro. Rio de janeiro, 1988.

HEFFNER, Hernani. “Fotografia de cinema no Brasil: percursos e tendências”. I Encontro Brasileiro de Fotografia em Movimento (MOVI), 30 de junho de 2021. Disponível em https://www.direcaodefotografia.com/movi1

HERNÁNDEZ, Amelia; PALCY, Euzhan. "Martinica. Si los negros se ven azules no es un problema de técnica, sino de sensibilidad, 1983". Em Hojas de cine: testimonios y documentos del nuevo cine latinoamericano. Vol. III., Centroamérica y El Caribe, 1988, p. 285-290.

LOISELEUX, Jacques. La lumière en cinema. Paris: Cahiers du Cinéma, 2004.

LUIZ OLIVEIRA, Rogério. Memória e criação na direção de fotografia audiovisual. Rio de Janeiro: Multifoco, 2023.

LUIZ OLIVEIRA, Rogério. Memória e poética na cinefotografia. In: GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira e NERY, Maria Salete (org.). Memória e Expressões Culturais: tessituras entre tempos e fazeres. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2025. 

MORALES, Iván. “Escala en Buenos Aires: los primeros años de John Alton en el cine argentino”. Imagofagia, n. 17, 2021. Disponível em https://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/214 

MOURA, Edgar. 50 anos de luz, câmera e ação. São Paulo: SENAC, 2001.

ROURE, Ana Carolina; FONSECA BESEN, André; CORRÊA BOMFIM, Felipe; RISCALI, Fernanda (ORG.). Estudos sobre a direção de fotografia no Brasil. Cachoeirinha/RS: Editora Fi, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22350/9786559177271.

SALT, Barry. Film style and technology: history and analysis. Starword: Londres, 2009.

SCANSANI, Andréa C. “Notas [quase] pessoais sobre cinematografia”. Imagofagia, n. 21, 2020. Disponível em https://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/79

SCANSANI, Andréa C. “A insurreição da imagem ou quando o cinema visita Raoul Ubac”. ARS (São Paulo), 19 (41), p. 53-101. Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169683

SCANSANI, Andréa C.; GUTERRES de MELLO, Jamer (org.). Por uma teoria compartilhada: ideias, processos e práticas de cineastas. Cachoeirinha/RS: Editora Fi, 2023. Disponível em https://www.editorafi.org/ebook/a053-por-teoria-compartilhada

SCHETTINO, Paulo B. C. Diálogos sobre a tecnologia do cinema brasileiro. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

SCHWAB, Pierre-Alexandre. Henri Alekan: L'enfant des lumières. Paris: Hermann, 2012.

SOURANG, Diarra. Filmer les peaux foncées: réflexions plurielles. Paris: L’Harmattan, 2019.

 

PRAZOS: A submissão dos trabalhos irá até o dia 31 de janeiro de 2025, mediante a realização de cadastro e preenchimento de todos os dados, no site: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica  Sugerimos que os/as autores/as interessados/as verifiquem as seções “Condições para submissão” e “Diretrizes para autores” em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/about/submissions