Pela estrada de tijolos amarelos: narrativa (auto)biográfica de um aprendiz de Geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.40.8974

Palavras-chave:

Narrativas Docentes, Reflexão, Formação de professores

Resumo

Inspirado pela jornada de Dorothy, em O Mágico de Oz, este trabalho tem por objetivo refletir, em uma perspectiva (auto)biográfica, a trajetória pessoal do primeiro autor acerca de suas aprendizagens relacionadas à Geometria e ao ensino desse tópico a partir da participação em um Grupo de Estudos em Geometria, estabelecendo, sempre que possível, relações com os Domínios do Conhecimento Matemático para o Ensino, propostos por Ball, Thames e Phelps (2008). Por meio da reflexão do vivenciado até então, busca-se estabelecer possíveis contribuições dessa participação na (re)construção de meu conhecimento, além de visitar reverberações dele ao longo de minha trajetória enquanto professor. Após as reflexões, é possível constatar que a participação em grupos de estudos pode promover, de fato, o desenvolvimento profissional de seus participantes, favorecendo a aprendizagem em um ambiente posterior à formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, Marli (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016, p. 17-34.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

DELMANTO, Dileta et al. A Prova Brasil na escola. São Paulo: Cenpec; Fundação Tide Setubal, 2007.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago. 2006.

FERREIRA, Bruno Leite. A matemática que emerge em uma investigação sobre curvas cônicas. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Anais... Curitiba: UFPR, 2016, p. 1-12.

FLEMING, Victor (Dir.). O Mágico de Oz. Burbank: Warner Bros, 1939.

FONSECA, Jussara Aparecida; LUTZ, Mauricio Ramos; LEIVAS, José Carlos Pinto. Desenvolvendo o conceito de cônicas a partir de dobraduras. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais… Cuiabá: SBEM/MT, 2019, p. 1-8.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GUIMARÃES, Viviane Guerra. Ensinando a geometria euclidiana no Ensino Fundamental por meio de recursos manipuláveis. 82f. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, 2015.

JOSSO, Marie-Christine. As narrações centradas sobre a formação durante a vida como desvelamento das formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade singular-plural. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 17, n. 29, p. 17-30, jan./jun. 2008.

LARROSA, Jorge. Dar a palavra: notas para uma dialógica da transmissão. In: LAROSSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (Orgs.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 281-296.

LEIVAS, José Carlos Pinto. O ensino atual de Geometria: concepções e tendências. Acta Scientiae, v. 4, n. 1, p. 43-46, 2002.

LEIVAS, José Carlos Pinto. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de Licenciatura em Matemática. 293f. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.

LEIVAS, José Carlos Pinto. Geometria do táxi: resolvendo problemas de rotina. Alexandria, v. 9, n. 2, p. 177-202, 2016.

LEIVAS, José Carlos Pinto; BETTIN, Anne Disconzi Hasselman, SOARES, Gabriel de Oliveira. Apresentação. In: LUTZ, Mauricio Ramos; LEIVAS, José Carlos Pinto (Orgs.). Abordagens metodológicas para o ensino de Geometria. Santa Maria; Porto Alegre: GEPGEO; Mundo Acadêmico, 2021, p. 7-10.

LEIVAS, José Carlos Pinto; LARA, Débora da Silva; SOARES, Gabriel de Oliveira. Polígonos: dobra aqui, dobra ali e um objeto esquecido: o transferidor. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 1, n. 2, p. 209-225, 2017.

LEIVAS, José Carlos Pinto et al. Recurso didático para ensino geometria: o uso de dobras de papel para obter regiões poligonais/polígonos. REAMEC: Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 5, n. 2, p. 265-281, 2017.

LEIVAS, José Carlos Pinto et al. Geometria em ação. EduCAPES. 09 jul. 2020. Disponível em: https://abrir.link/rwkyG. Acesso em: 28 nov. 2024.

LUTZ, Maurício Ramos; LEIVAS, José Carlos Pinto (Orgs.). Abordagens metodológicas para o ensino de geometria. Santa Maria; Porto Alegre: GEPGEO; Mundo Acadêmico, 2021.

MCNEILL, David. Hand and mind: what gestures reveal about thought. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lucia Brancaglion. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2003.

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista de Educação Pública, v. 20, n. 43, p. 289-305, 2011.

PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Revista Zetetiké, v. 1, n. 1, p. 7-17, 1993.

PIMENTEL JÚNIOR, Clívio; CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza; SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de. Pesquisa (Auto)Biográfica em chave pós-estrutural: conversas com Judith Butler. Práxis Educativa, v. 12, n. 1, p. 203-222, jan./abr. 2017.

SANTOS JUNIOR, Clóvis Lisbôa dos. Geometrias não Euclidianas na formação inicial do professor de Matemática: uma proposta à produção de significados no estudo da Geometria. 239f. Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2020.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-21, 1987.

SOARES, Gabriel de Oliveira. Construção do polígono estrelado de 5 pontas. Youtube. 03 jun. 2021. Disponível em: https://abrir.link/IPWCf. Acesso em: 28 nov. 2024.

SOARES, Gabriel de Oliveira; LEIVAS, José Carlos Pinto. Livros didáticos de Matemática e o conceito de distância: uma análise à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática. Educação Matemática em Foco, v. 9, n. 1, p. 153-172, 2020.

SOARES, Marlene Aparecida; SCHEIDE, Tereza de Jesus Ferreira. Professor de Matemática: um educador a serviço da construção da cidadania. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Recife: UFPE, 2004, p. 1-17.

Downloads

Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos