O cinema soviético do stalinismo tardio: entre a propaganda e a anfibologia
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2022.14.31.291-315Palavras-chave:
União Soviética, Guerra Fria, CinemaResumo
O stalinismo tardio, que se estendeu de 1945 a 1953, censurou e coagiu o cinema com uma eficácia desconhecida na URSS, direcionando-o para o confronto cultural com o arquirrival americano na nascente Guerra Fria. Enquanto o regime exigia filmes políticos que exibissem os problemas e crimes cometidos pelo inimigo e fomentassem a união interna, os cineastas procuravam burlar as diretrizes para inserir críticas sutilmente, ou o assunto abordado, centralizado na inversão da propaganda antissoviética em antiamericana, produzia ambiguidade por si mesmo. A cine-história cinematográfica de Marc Ferro, aplicada a 22 filmes do período, permite captar o jogo de interesses opostos por meio da análise de mensagens latentes, conscientes ou não.
Downloads
Referências
Fontes
PROSHCHAY, Amerika! [Adeus, América!]. Direção: Aleksandr Dovjenko; Julia Solntseva. Moscou: Mosfilm, 1951. 1 DVD (70 min), color.
RUSSKIY vopros [Questão russa]. Direção: Mikhail Romm. Moscou: Mosfilm, 1947. 1 DVD (91 min), P&B.
SEKRETNAYA missiya [Missão secreta]. Direção: Mikhail Romm. Moscou: Mosfilm, 1950. 1 DVD (98 min), P&B.
VSTRECHA na Elbe [Encontro no Elba]. Direção: Grigori Aleksandrov. Moscou: Mosfilm, 1949. 1 DVD (104 min), P&B.
ZAGOVOR obrechonnykh [Conspiração dos condenados]. Direção: Mikhail Kalatozov. Moscou: Mosfilm, 1950. 1 DVD (103 min), color.
Referências
ARGUMENTUM. Donos: literaturnyy shedevr: Yuriy Smolych pro Oleksandra Dovzhenka pyshe NKVD. Argumentum. 13 set. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/3xCMztO>. Acesso em: 11 ago. 2021.
BEEVOR, Antony. A Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Record, 2015.
BEEVOR, Antony. Berlim: la caída. Barcelona: Crítica, 2005.
BEEVOR, Antony. Dia D. Rio de Janeiro: Record, 2010.
BEUMERS, Birgit. Directory of World Cinema: Russia 2. Bristol: Intellect, 2015.
CAREW, Michael. Revisiting the roots of the Cold War. Lanham: Lexington, 2019.
CASEY, Steven; WRIGHT, Jonathan (Orgs.). Mental maps in the early Cold War era. Nova York: Palgrave, 2011.
CLARK, Christopher. Os sonâmbulos. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
DEUTSCHER, Isaac. Stalin. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
FERRO, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FERRO, Marc. El Cine, una visión de la historia. Madrid: Akal, 2008.
FERRO, Marc. História das colonizações. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: NORA, Pierre (Org.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976, p. 199-215.
FITZPATRICK, Sheila. Everyday Stalinism. Oxford: Oxford, 1999.
FONSECA, Odomiro. Impressões de Maksim Górki sobre Vassíli Sleptsov. Cadernos de Literatura em Tradução, n. 20, p. 250-268, 2018.
FROMKIN, David. A Peace to end all Peace. Nova York: Henry Holt, 2010.
FÜRST, Juliane. Late Stalinist Russia. Londres: Routledge, 2006.
GEBHARDT, Miriam. Crimes unspoken. Malden: Polity, 2017.
LAWTON, Anna (Org.). The red screen. Londres: Routledge, 1992b.
LAWTON, Anna. Kinoglasnost. Cambridge: Cambridge, 1992a.
LIEHM, Mira; LIEHM, Antonín. The most important art: Soviet and Eastern European film after 1945. Berkeley: University of California Press, 1980.
LOSHAK, Marina. Ilya Ilf – fotograf: 1930 gody. Moscou: Moskovskiy tsentr iskusstv, 2002.
MEDVEDEV, Zhores; MEDVEDEV, Roy. Um Stalin desconhecido. Rio de Janeiro: Record, 2006.
MEHNERT, Klaus. O homem soviético. São Paulo: Boa Leitura, 1966.
MENEY, Patrick. A kleptocracia. Rio de Janeiro: Record, 1984.
MOLOTOV, Vyacheslav; CHUEV, Feliz. Molotov remembers. Chicago: Ivan R. Dee, 2007.
NEUBERGER, Joan. This thing of darkness. Ithaca: Cornell, 2019.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. O poder das imagens. São Paulo: Alameda, 2012.
PIPES, Richard. Histórica concisa da Revolução Russa. Rio de Janeiro: BestBolso, 2017.
ROBERTS, Geoffrey. Stalin's wars. Filey: Yale, 2006.
SCHRECKER, Ellen. The Age of McCarthyism. Nova York: Palgrave, 2002.
SCHVARZMAN, Sheila. Marc Ferro, cinema, história e cinejornais. ArtCultura, v. 15, n. 26, p. 187-203, jan./jun. 2013.
SEGRILLO, Ângelo. De Gorbachev a Putin. Curitiba: Prismas, 2015.
TODD, Emmanuel. A queda final. Rio de Janeiro: Record, 1976.
TOROPOVA, Anna. Feeling revolution. Oxford: Oxford, 2020.
TRIMBACH, Sergey. Spasayushchiye krasotu Daniil Demutskiy: talant videt. zn.ua. 10 out. 2003. Disponível em: <https://bit.ly/3lUxRvS>. Acesso em: 11 ago. 2021.
TRIPP, Charles. A history of Iraq. Cambridge: Cambridge, 2007.
TUROVSKAYA, Maya. Filmy “kholodnoy voyny”. Iskusstvo kino, n. 9, p. 98-106, 1996.
VOLKOGONOV, Dmitri. Stalin. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
WERTH, Alexander. A Rússia na Guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
YOUNGBLOOD, Denise. Russian war films. Kansas: Kansas, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Moisés Wagner Franciscon, Gelise Cristine Ponce Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.