Intencionalidades formativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): o movimento social como sujeito educativo na escola de acampamento
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v11i22.615Palavras-chave:
MST, Ocupação da escola, Forma organizativa, Formação políticaResumo
Artigo de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e de caráter bibliográfico e documental tem por objetivo problematizar como o MST vem se constituindo como sujeito educativo e incidindo sobre a intencionalidade formativa das escolas de acampamento de modo a construir a ocupação da escola por meio das Escolas Itinerantes. Observamos que este processo se evidencia nas Itinerantes em suas dimensões política, pedagógica, sociocultural e coletiva, por meio de contradições, desafios e potencialidades. Ao entendermos o MST como sujeito educativo que possui determinada forma organizativa conectada ao projeto de classe, indicamos a possibilidade de contribuir com as reflexões e aproximações de diferentes povos latino-americanos que tem em comum a luta contra a opressão.
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