A presença de Raymond Williams em pesquisas da área de educação: um olhar a partir das regiões sul e sudeste do Brasil

Autores

  • André Luiz Sena Mariano Universidade Federal de Alfenas
  • Lucélia Carla da Silva dos Anjos Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v10i21.355

Palavras-chave:

Raymond Williams, pesquisa em fundamentos da educação, materialismo cultural

Resumo

Este artigo objetiva trazer as reflexões acerca do modo como o pensamento de Raymond Williams e o seu materialismo cultural estão sendo tratados em pesquisas na área dos fundamentos da Educação. Para tanto, optamos por uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, que objetivou analisar a produção brasileira entre os anos de 2005 a 2016. Para tanto, constata que a presença de Williams dentro da área definida ainda se mostra incipiente e quando ocorre é de maneira bastante pontual; fato que revela a potencialidade do pensamento do autor ainda a ser explorada na realidade brasileira.

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Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Artigos