Educação para a diversidade cultural: reflexões sobre as influências internacionais na atual política educacional
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v8i15.159Resumo
As políticas educacionais voltadas para o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural, influenciadas por organismos e organizações internacionais, têm ocupado lugar central nas definições governamentais dos diferentes países nas últimas décadas. Considerando o contexto de crise econômica do sistema capitalista, das reformas neoliberais, da reestruturação produtiva e da fragmentação das lutas sociais que se mobilizam em torno das especificidades e diferenças, o objetivo neste texto é discutir, por meio da análise de documentos internacionais e nacionais, as motivações sociais e históricas desta política, bem como da busca da construção do consenso envolvendo temas como a valorização cultural e a inclusão social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Rosangela Célia Faustino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.