A educação superior no Paraná e o trabalho docente na universidade pública: análise da percepção de professores na região do Norte Pioneiro

Autores

  • Silvia Alves dos Santos
  • Júlia Malanchen

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v7i12.253

Resumo

Este trabalho traz elementos do contexto histórico-político da educação superior no Paraná, permitindo-nos identificar os projetos políticos que orientaram a criação das universidades estaduais, a partir dos anos sessenta. Tal percurso fez-se necessário para compreendermos, atualmente, o lugar de onde falam os sujeitos depoentes neste estudo e como eles respondem às políticas oficiais no âmbito das especificidades dos cursos em que atuam, da universidade e região à qual pertencem. Este estudo contou em todo o processo com uma abordagem crítico-dialética (Sanches Gamboa, 1989), tendo em vista que esta forma de analisar o objeto possibilita contextualizá-lo e ao mesmo tempo colocá-lo em movimento, apreendendo as suas relações históricas, políticas e culturais.

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Publicado

2017-05-11