A linguagem como forma de inter-ação: uma perspectiva dialógica da aprendizagem

Autores

  • Vanessa Gabassa
  • Fabiana Marini Braga
  • Eglen Sílvia Pipi Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v5i9.201

Resumo

O artigo que ora apresentamos traz como tema central o conceito de aprendizagem dialógica, que compreende a linguagem como elemento fundamental para o entendimento entre os sujeitos e sua consequente ação no mundo. Com base em três pesquisas de doutorado (2004 -2010), procuramos evidenciar limites e possibilidades dessa perspectiva em escolas espanholas e brasileiras. A partir da Metodologia Comunicativa, os dados foram coletados por meio de observações, relatos e grupos de discussão, considerando-se uma análise intersubjetiva dos dados. Os resultados revelam entusiasmo de professores, estudantes e comunidade com a perspectiva dialógica, mas também apontam necessidade de articulação e formação constantes diante de tal proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Edição

Seção

Artigos