A linguagem como forma de inter-ação: uma perspectiva dialógica da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v5i9.201Resumo
O artigo que ora apresentamos traz como tema central o conceito de aprendizagem dialógica, que compreende a linguagem como elemento fundamental para o entendimento entre os sujeitos e sua consequente ação no mundo. Com base em três pesquisas de doutorado (2004 -2010), procuramos evidenciar limites e possibilidades dessa perspectiva em escolas espanholas e brasileiras. A partir da Metodologia Comunicativa, os dados foram coletados por meio de observações, relatos e grupos de discussão, considerando-se uma análise intersubjetiva dos dados. Os resultados revelam entusiasmo de professores, estudantes e comunidade com a perspectiva dialógica, mas também apontam necessidade de articulação e formação constantes diante de tal proposta.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Vanessa Gabassa, Fabiana Marini Braga, Eglen Sílvia Pipi Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.