A linguagem como forma de inter-ação: uma perspectiva dialógica da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v5i9.201Resumo
O artigo que ora apresentamos traz como tema central o conceito de aprendizagem dialógica, que compreende a linguagem como elemento fundamental para o entendimento entre os sujeitos e sua consequente ação no mundo. Com base em três pesquisas de doutorado (2004 -2010), procuramos evidenciar limites e possibilidades dessa perspectiva em escolas espanholas e brasileiras. A partir da Metodologia Comunicativa, os dados foram coletados por meio de observações, relatos e grupos de discussão, considerando-se uma análise intersubjetiva dos dados. Os resultados revelam entusiasmo de professores, estudantes e comunidade com a perspectiva dialógica, mas também apontam necessidade de articulação e formação constantes diante de tal proposta.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Vanessa Gabassa, Fabiana Marini Braga, Eglen Sílvia Pipi Rodrigues
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.