Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v4i7.123Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um trabalho intitulado Física em Gibi, realizado com aproximadamente 30 alunos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental e com alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, de uma escola da rede estadual da cidade de Barbosa Ferraz/PR, com a finalidade de realizar experimentos e utilizar histórias em quadrinhos para promover discussões sobre conceitos relacionados com as disciplinas de Ciências e Física. Entretanto, neste artigo serão consideradas apenas as ações relacionadas às histórias em quadrinhos. Utilizando tirinhas matrizes para promover discussões, os alunos envolvidos puderam produzir suas próprias tirinhas como forma de representar o conhecimento construído ao longo das discussões. Após análise dos dados, verificou-se que a metodologia utilizada mostrou-se como um recurso eficaz, capaz de promover condições diferentes de aprendizado para os sujeitos envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Fernando Temporini Frederico, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.