Arranjos: laborações da História na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2022.14.33.117-135Palavras-chave:
Ensino de História, Podcast, Formação de professores, Divulgação científicaResumo
Este artigo pretende contribuir para a problematização dos limites e possibilidades dos podcasts como materiais didáticos e de divulgação científica, elaborados e/ou apropriados no contexto de formação de professoras e professores de História. Apresentamos o podcast “Arranjos: laborações da História na formação docente”, produzido pelos autores em 2021, cotejando nossa experiência a reflexões e conceitos que atravessam nossa trajetória e que nos conectam como autores e atores do campo de pesquisas do ensino de História. Entendemos o podcast como uma mídia digital, situada entre a comunicação e a divulgação científica, cujas premissas são a descentralização da palavra e a prática do fazer coletivo. A partir de uma análise crítica das experiências, debatemos sobre a urgência de constituir uma comunidade pedagógica comprometida com partilhas, debates, divulgação e proposições de ideias em torno dos desafios de ensinar, aprender e fazer História no espaço escolar.
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