Geisa Costa:
a representatividade de uma atriz negra no teatro paranaense
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9908Palavras-chave:
Mulher Negra, Teatro, CinemaResumo
Entrevista com a artista do teatro Geisa Costa, consagrada atriz do teatro paranaense, realizada no ensejo do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas, da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, para a disciplina de Teatro Brasileiro (2018). Geisa Costa conta como despertou o seu interesse pelas Artes e sua experiência como atriz trabalhando em companhias de teatro da cidade de Curitiba. Ganhadora de dois Prêmios Gralha Azul (2002 e 2009) de melhor atriz coadjuvante, revela quem são suas referências e, principalmente, a sua atuação no ativismo como mulher negra e os desafios diante do racismo no exercício artístico. Conta, também, sobre sua experiência no cinema brasileiro, em filme como Besouro (2009), de Daniel Tickomiroff. Essa conversa reúne informações importantes como arquivo e memória do teatro negro paranaense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.