Geisa Costa:

a representatividade de uma atriz negra no teatro paranaense

Autores

  • Pedro Ramires
  • Gabriela Reis
  • Geisa Costa

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9908

Palavras-chave:

Mulher Negra, Teatro, Cinema

Resumo

Entrevista com a artista do teatro Geisa Costa, consagrada atriz do teatro paranaense, realizada no ensejo do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas, da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, para a disciplina de Teatro Brasileiro (2018). Geisa Costa conta como despertou o seu interesse pelas Artes e sua experiência como atriz trabalhando em companhias de teatro da cidade de Curitiba. Ganhadora de dois Prêmios Gralha Azul (2002 e 2009) de melhor atriz coadjuvante, revela quem são suas referências e, principalmente, a sua atuação no ativismo como mulher negra e os desafios diante do racismo no exercício artístico. Conta, também, sobre sua experiência no cinema brasileiro, em filme como Besouro (2009), de Daniel Tickomiroff. Essa conversa reúne informações importantes como arquivo e memória do teatro negro paranaense.

 

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Biografia do Autor

Pedro Ramires

Pedro Ramires é ator (dos palcos, das ruas e do audiovisual), bailarino, modelo e performer. Nascido em Itajubá, Minas Gerais, em 1995, é artista negro afro-indígena. Graduado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (Unespar –Campus Curitiba II). Foi integrante da Companhia de Dança Contemporânea Juliana Ribeiro, do Coletivo de Teatro Preto Èmí Wá e da Isidoro Diniz Produções. Faz parte da RÁS Companhia de Arte e do Coletivo NÓS. Entre as principais realizações, estão: Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare, com direção de Ana Rosa Tezza, pela companhia Ave Lola (Curitiba, 2024); residência artística Voo livre -sonho manifesto, pela Cia. Brasileira (São Paulo, 2024); o espetáculo Herr der Krähen(O senhor dos corvos), inspirado na obra do autor Ngugi wa Thiong’o, com direção de Carlos Manuel (Berlim, 2020); atuação no espetáculo Solo dos Mares, com direção de Isidoro Diniz e Kátia Drumond (Curitiba, 2020); Projeto Social Jacaúna, de oficina de teatro para crianças e jovens ribeirinhos nas cidades São Paulo de Olivença e Atalaia do Norte, no Amazonas (2020 e 2021); e a performance Danza Del Jaguar (Bolívia, 2019). E-mail:pedroramires95@yahoo.com

Gabriela Reis

Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná, UNESPAR, com pesquisa sobre questões relacionadas a mulher preta dentro da academia. Atriz, afro-empreendedora, figurinista e modelo. Atua no campo da publicidade desde 2013. Realiza pesquisa voltada ao figurino a partir do uso de peças de seu próprio brechó, Se Garimpô Levô, e do acervo do Coletivo Brechó das Preta, onde é cofundadora. E-mail: gabrielareis79@yahoo.com

Geisa Costa

Geisa Costa é atriz londrinense, que atua em Curitiba desde 1993, em áreas como teatro, cinema, produção cultural e narração de histórias. Iniciou a sua carreira em 1981, atuando na peça Dona Xepa, com direção de Antônio Saperas. Dois anos depois, estreou no espetáculo Gota d’água, de Chico Buarque e direção de José Antônio Teodoro, pelo Grupo Delta. Em seguida,Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues,(1984/1987), com direção de José Antônio Teodoro, espetáculo que permaneceu por quatro anos em cartaz, apresentado em cidades como Cidade do México, San Juan (Porto Rico), São Francisco (EUA) e Porto (Portugal). Em Curitiba, ganhou dois Prêmios Gralha Azul de melhor atriz coadjuvante pela atuação em A Casa do Terror 4(2002) e Risos e Lágrimas –A vida de Lala Schneider(2009). No cinema, destacou-se nos filmes Cafundó(2005), de Paulo Betti;Besouro(2009), de Daniel Tickomiroff;Vazante(2017), de Daniela Thomas. É formada como Tecnóloga em Massoterapia pela Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É ainda contadora de histórias e facilitadora de oficinas, terapêuticas em escolas, empresas e grupos comunitários.    

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

Ramires, P., Gabriela Reis, & Costa, G. (2024). Geisa Costa:: a representatividade de uma atriz negra no teatro paranaense. O Mosaico, 19(2), 1–12. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9908

Edição

Seção

Poéticas e Formas Expandidas