Ebó
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.9309Palavras-chave:
dramaturgia negra, teatro negro, dramaturgia contemporânea, EbóResumo
Este texto dramatúrgico reflete sobre o racismo religioso referente à corpos negros e as religiões de matriz africana e afro-brasileira. Nas próximas páginas, acompanhamos a história do babalorixá Joel Ventania, que é acusado injustamente pela população local de ter assassinado o filho do prefeito da cidade. Dona Carla, sua mãe, tenta provar sua inocência, ao mesmo tempo em que os moradores, motivados pelo ódio e pelo preconceito, se unem para destruir o terreiro de Joel. A narrativa é livremente inspirada no “Caso Evandro”, um caso de injustiça que aconteceu em 1992 na cidade de Guaratuba, no Paraná, e que condenou sete inocentes à prisão pelo pretexto de terem assassinado um menino num “ritual de magia negra”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.