Ebó

Autores

  • Carlos Alberto Mendonça Filho FAP/UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.9309

Palavras-chave:

dramaturgia negra, teatro negro, dramaturgia contemporânea, Ebó

Resumo

Este texto dramatúrgico reflete sobre o racismo religioso referente à corpos negros e as religiões de matriz africana e afro-brasileira. Nas próximas páginas, acompanhamos a história do babalorixá Joel Ventania, que é acusado injustamente pela população local de ter assassinado o filho do prefeito da cidade. Dona Carla, sua mãe, tenta provar sua inocência, ao mesmo tempo em que os moradores, motivados pelo ódio e pelo preconceito, se unem para destruir o terreiro de Joel. A narrativa é livremente inspirada no “Caso Evandro”, um caso de injustiça que aconteceu em 1992 na cidade de Guaratuba, no Paraná, e que condenou sete inocentes à prisão pelo pretexto de terem assassinado um menino num “ritual de magia negra”.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Mendonça Filho, FAP/UNESPAR

tor e dramaturgo. Graduando do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), onde possui pesquisa sobre as encruzilhadas polí­tico-estéticas entre dramaturgia, teatro negro brasileiro e pedagogia. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Bolsista CNPQ do Programa de Iniciação Cientí­fica da UNESPAR (2020-2021). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) de 2018 a 2020. Dramaturgo-integrante do Núcleo de Dramaturgia do SESI/PR em 2019. Membro-fundador do grupo curitibano Batalhão Cia de Teatro. Idealizador e ministrante do curso online GiraDramatúrgica, que promove encontro, pesquisa e criação entre dramaturgas/os negras/os.

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

Mendonça Filho, C. A. (2024). Ebó. O Mosaico, 18(1), 1–30. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.9309

Edição

Seção

Poéticas e Formas Expandidas