Os pretos velhos na arte ritualística de Mestre Nêgo

Autores

  • Carolina Reichert do Nascimento Universidade Federal do Oeste da Bahia/UFOB

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9229

Palavras-chave:

Pretos velhos, Mestre Nêgo, Arte ritual

Resumo

Neste texto, apresento discussões em torno da arte afro-brasileira, com especial inclinação à arte ritualística oriunda de terreiro. Para isso, percorro de maneira breve, autores que se debruçam em discussões sobre a arte afro-brasileira direcionando estas passagens para pensar a posição dada à produção artística elaborada em terreiros e casas de santo. Após esse delineamento, exponho o percurso biográfico conciso feito por Mestre Nêgo, umbandista, zelador de santo, escultor baiano, negro, que dedicou sua vida à escultura sacra afro-brasileira elaborando, também, aparatos ritualísticos que vieram a promover e propagar representações dos pretos velhos como um dos temas em sua ampla obra escultórica.

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Biografia do Autor

Carolina Reichert do Nascimento, Universidade Federal do Oeste da Bahia/UFOB

Bacharel, Mestra em Artes Visuais/UFSM e Doutora em Artes Visuais/UFBA. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais/PPGCHS,discutindo a ancestralidade cultural de Barreiras/BA por meio de recortes das fotografias de Napoleão Macêdo. Atualmente, é docente da área de Artes/UFOB e se debruça em temáticas ligadas à arte afro-indígena e à ancestralidade brasileira, bem como se interessa sobre as poéticas e as narrativas da rua e das encruzilhadas. Contato: reichertcarolina@gmail.comCurrículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9073930557239181Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4522-3569    

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

do Nascimento, C. R. (2024). Os pretos velhos na arte ritualística de Mestre Nêgo. O Mosaico, 19(2), 1–19. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9229

Edição

Seção

Dossiê Poéticas Negras: afrodiasporidades nas Artes