Territórios e fronteiras:
aspectos narrativos e discursivos no cinema a partir do conflito entre Israel e Palestina
Palavras-chave:
Cinema, Documentário, Orientalismo, Israel, PalestinaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar alguns aspectos do histórico conflito entre Israel e Palestina através da análise de dois documentários: o palestino Cinco Câmeras Quebradas (Emad Burnat e Guy Davidi, 2011) e o israelense Por Um de Meus Dois Olhos (Avi Mograbi, 2005). A questão conflituosa entre Israel e Palestina tem grande importância para a compreensão das relações políticas, econômicas e culturais na região do Oriente Médio. Dessa forma, a pesquisa pretende analisar os documentários e suas perspectivas do conflito através do olhar cinematográfico e da construção de cena de cada diretor, já que ambos exploram a questão palestina a partir da sua vivência e identidade nacional e política. Os diferentes aspectos da construção cinematográfica são frutos daquilo que os diretores vivem e sentem perante o momento que experienciam. Neste sentido, a câmera funciona, em ambos os filmes, como mecanismo que revela a relação que os dois diretores têm com o território e, sobretudo, com as fronteiras que os delimitam do outro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.