Uma filosofia do espaço virtual:

em toda parte, ao mesmo tempo em vejo você após a quarentena? (2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8830

Palavras-chave:

Espaço virtual, David Bordwell, Espaço fílmico, Enredo

Resumo

Neste ensaio, busco indicar a construção do espaço virtual na série chinesa Vejo Você após a Quarentena? (2021)[1], em dois momentos específicos da série, a partir da noção empreendida a partir da noção empreendida por David Bordwell (1985), o espaço fílmico. O autor, na obra Narration in the fiction film, expõe os preceitos da narração e os seus sistemas de funcionamento, mais precisamente, o espaço do filme intrínseco ao enredo na sua relação com a estória[2]. O objeto supracitado contém 10 episódios de aproximadamente 8 minutos cada e os eventos são enquadrados, em sua maioria, no ambiente da internet por meio de webcams. Neste contexto, a hipótese é de que há a subversão entre a forma em que o espaço é situado, aglutinando noções que a primeiro momento podem ser entendidas como contraditórias, um espaço virtual. A filosofia deste espaço dito virtual pretende esclarecer que enquanto revelação em si mesmo, a imagem em movimento dentro dos cantos da tela apresenta um outro espaço que é localizador de outros espaços da trama.

 

[1] Título original da série, 隔離後見個面,好嗎?

[2] Embora o termo original utilizado do inglês seja fabula, de acordo com Bordwell (1985), por vezes esta nomenclatura é traduzida para story, isto é, na língua inglesa haveria uma outra noção de fábula, que seria estória. Conforme esta explicação, decido por utilizar ao longo do trabalho a tradução para o português estória, para diferenciar de História, a disciplina, e da fábula como gênero a qual está associada uma “moral”.

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Biografia do Autor

Fernando de Barros Honda, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorando em Filosofia pelo PPGF da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na linha de pesquisa ontologia e epistemologia. Mestre em Comunicação e Linguagens pelo PPGCom da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) na linha de estéticas e tecnologias do audiovisual (Bolsa PROSUP-CAPES). Pesquisador acerca da noção de espectador ideal em diversos produtos do audiovisual asiático a partir dos autores David Bordwell, Augustus Schlegel, Sergei Eisenstein, Gilles Deleuze e Kitaro Nishida. Especialista em teologia e bibliotecas e salas de leitura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi); graduado em fotografia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Criador do perfil de fotografia "Honda Masakichi" na rede social instagram (instagram.com/hondamasakichi/) que mantêm relações com perfis majoritariamente do leste asiático.

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

de Barros Honda, F. (2024). Uma filosofia do espaço virtual:: em toda parte, ao mesmo tempo em vejo você após a quarentena? (2021) . O Mosaico, 19(2), 1–16. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8830