Sob a ótica das relações familiares e do casamento

Análise dos filmes "Mar de Rosas" (1977) e "Sonho de Valsa" (1987), de Ana Carolina

Autores

  • Alina Chiaradia Cardoso Unespar

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8157

Palavras-chave:

Ana Carolina, Análise Fílmica, Relações Familiares, Casamento

Resumo

Ana Carolina é uma cineasta brasileira que começa a sua carreira dirigindo documentários no final dos anos 1960. Em 1977, ela dirige o seu primeiro longa-metragem ficcional, Mar de Rosas, que forma uma trilogia com os filmes que ela realiza em seguida: Das Tripas Coração (1982) e Sonho de Valsa (1987). Este trabalho se propõe a analisar os filmes Mar de Rosas (1977) e Sonho de Valsa (1987) sob o viés das relações familiares e do casamento. No cinema de Ana Carolina, tais instituições – a da família e a do casamento – se caracterizam pelos atritos, rompimentos e pela desintegração. A partir de tais rupturas, os filmes em questão se relacionam com as temáticas citadas anteriormente não só no âmbito da articulação narrativa, mas também no que diz respeito aos processos criativo e fílmico da cineasta.

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Biografia do Autor

Alina Chiaradia Cardoso, Unespar

Alina Chiaradia é bacharela no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná. Estudou, em seu trabalho de conclusão de curso, os aspectos da família e do casamento nos filmes da cineasta Ana Carolina. Além disso, Alina também dirigiu o curta-metragem "Conversa com Meu Avô", de 2020, que foi exibido no 5º Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro. Em evidência estão também os seus trabalhos como fotógrafa still e de retratos. 

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Chiaradia Cardoso, A. (2023). Sob a ótica das relações familiares e do casamento: Análise dos filmes "Mar de Rosas" (1977) e "Sonho de Valsa" (1987), de Ana Carolina. O Mosaico, 17(2), 297–321. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8157

Edição

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