ARTE: UMA DENÚNCIA CONTRA A VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8002

Palavras-chave:

violência de gênero; arte feminista; videoperformance.

Resumo

Este artigo é uma apresentação da parte prática do Trabalho de Conclusão de Curso “Corpo-grito: a performance como denúncia da violência de gênero”, em História – Memória e Imagem, da UFPR (2023), no qual foi desenvolvido a montagem de uma videoperformance intitulada ARTE: uma denúncia contra a violência de gênero, disponível no YouTube. A pesquisa e a construção do roteiro ocorreram por meio do diálogo entre obras artísticas produzidas entre as décadas 1970-2010 que permitem uma discussão sobre a violência de gênero. Algumas dessas obras também discutem o próprio fazer artístico na produção de artistas mulheres. O objetivo da videoperformance foi construir um passeio em formato de vídeo através de uma “curadoria virtual” e, assim, convocar o(a) espectador(a) para a relação com diferentes linguagens artísticas. O processo criativo partiu de pesquisas que relacionam arte e movimento feminista a partir dos trabalhos teóricos de Roberta Barros e Luana Saturnino Tvardovskas. E, para a construção do roteiro e montagem, os estudos de Philippe Dubois, Arlindo Machado e Luciano Vinhosa foram fundamentais. Dessa forma, a videoperformance explanada neste artigo apresenta imagens e a mediação delas de forma narrada, abordando ao mesmo tempo a luta do movimento feminista nesse processo. No passeio, é possível encontrar: Adélia Prado, Anna Marina Maiolino, Lenora de Barros, Letícia Parente, Rosana Paulino, Berna Reale, Angélica Freitas, Leonarda Glück, Roseane Santos e Joana Queiroz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane de Cezaro, Universidade Federal do Paraná

Fabiane de Cezaro é mestranda em História na linha de pesquisa Arte, Memória e Narrativa do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (Bolsista CAPES-PROEX/2023). Bacharela em História – Memória e Imagem pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2023). Bacharela em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP (2012). Com especialização em Contação de Histórias e Literatura Infantil pela FAMPER - Faculdade de Ampére (2014). Foi mediadora de leitura do programa Curitiba Lê, da Fundação Cultural de Curitiba, entre 2012 e 2017, em que desenvolveu ações e ministrou oficinas junto à comunidade em diversas regionais de Curitiba. No teatro, é integrante da Inominável Companhia de Teatro (desde 2012), com uma pesquisa que busca relacionar literatura e teatro; e, é integrante do Grupo P.U.T.O. (desde 2018).

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

de Cezaro, F. (2024). ARTE: UMA DENÚNCIA CONTRA A VIOLÊNCIA DE GÊNERO. O Mosaico, 18(1), 1–27. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8002

Edição

Seção

Desenhos de Pesquisa