ARTE: UMA DENÚNCIA CONTRA A VIOLÊNCIA DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8002Palavras-chave:
violência de gênero; arte feminista; videoperformance.Resumo
Este artigo é uma apresentação da parte prática do Trabalho de Conclusão de Curso “Corpo-grito: a performance como denúncia da violência de gênero”, em História – Memória e Imagem, da UFPR (2023), no qual foi desenvolvido a montagem de uma videoperformance intitulada ARTE: uma denúncia contra a violência de gênero, disponível no YouTube. A pesquisa e a construção do roteiro ocorreram por meio do diálogo entre obras artísticas produzidas entre as décadas 1970-2010 que permitem uma discussão sobre a violência de gênero. Algumas dessas obras também discutem o próprio fazer artístico na produção de artistas mulheres. O objetivo da videoperformance foi construir um passeio em formato de vídeo através de uma “curadoria virtual” e, assim, convocar o(a) espectador(a) para a relação com diferentes linguagens artísticas. O processo criativo partiu de pesquisas que relacionam arte e movimento feminista a partir dos trabalhos teóricos de Roberta Barros e Luana Saturnino Tvardovskas. E, para a construção do roteiro e montagem, os estudos de Philippe Dubois, Arlindo Machado e Luciano Vinhosa foram fundamentais. Dessa forma, a videoperformance explanada neste artigo apresenta imagens e a mediação delas de forma narrada, abordando ao mesmo tempo a luta do movimento feminista nesse processo. No passeio, é possível encontrar: Adélia Prado, Anna Marina Maiolino, Lenora de Barros, Letícia Parente, Rosana Paulino, Berna Reale, Angélica Freitas, Leonarda Glück, Roseane Santos e Joana Queiroz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.