Quem conta um conto aumenta um ponto
Titanic entre a realidade e a necessidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.7957Palavras-chave:
Titanic, Realidade, Ficção, Necessidade, CinemaResumo
Esse artigo se propõe a instigar a reflexão a respeito do real, o ficcional e a necessidade em obras cinematográficas selecionadas sobre o naufrágio do RMS Titanic que, mais de cem anos depois, continua servindo de base para a produção de filmes, documentários, livros etc. Em um primeiro momento são abordadas as visões que se têm dos acontecimentos, as mudanças que ocorrem conforme novas descobertas são feitas e a maneira como são apresentadas, evidenciando, assim, os diversos modos de experienciar uma mesma circunstância: pessoalmente, distante espacialmente e temporalmente. Em um segundo instante, é abordada a necessidade de se continuar criando em vista da existência de produções prévias. Partindo de um importante livro sobre o desastre, um filme dos anos 1950, mas com foco em Titanic (1997) de James Cameron, são levantadas questões acerca da inspiração, motivação e autoria. Afinal, como contar, de forma inovadora, uma história que todos já sabem o final?
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