O O CORPO HIEROFÂNICO: O TEATRO DA CRUELDADE DE ANTONIN ARTAUD ENQUANTO TRANSFORMAÇÃO FÍSICO-ESPIRITUAL DAS CORPOREIDADES
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.7770Palavras-chave:
Corpo, Teatro da Crueldade, HierofaniaResumo
O presente estudo tem como objetivo discutir as possíveis interações entre Arte, corpo e transformação físico-espiritual no Teatro da Crueldade de Antonin Artaud, refletindo acerca das propostas teatrais artaudianas enquanto caminho para a transformação espiritual das corporeidades. A princípio, situamos brevemente o surgimento do Teatro da Crueldade artaudiano no contexto da França do século XX, discutindo a crítica explícita de Artaud ao teatro “textocêntrico” da época. A seguir, interpretamos a concepção de crueldade no teatro artaudiano, refletindo acerca de seus possíveis sentidos e relações com as “corporeidades”. Por fim, relacionando às considerações de Nietzsche (2007), Villagómez (2020), Barbara (2017) e Eliade (2018), analisamos as proposições de Artaud em suas obras ensaísticas O teatro e seu duplo (2006) e Linguagem e vida (2008), evidenciando a relação que as mesmas estabelecem com uma concepção “dionisíaca” de Arte – a partir de Nietzsche –, através da comunhão entre o teatral, o “espiritual” e o ritualístico, numa verdadeira hierofania dos corpos.
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