TARÔ E ARCANOS MAIORES

COMPONENTES SIMBÓLICOS DA NARRATIVAS TEXTUAL DO CONTO “HISTÓRIA DA REDENÇÃO DA POBREZA” DE EDUARDO GALEANO

Autores

  • Leticia de Fátima Arruda Universidade Estadual do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7428

Palavras-chave:

Migração, Esoterismo, Tarô, Arte, Eduardo Galeano.

Resumo

O presente artigo apresenta uma interpretação do conto “História da Redenção da Pobreza”, de Eduardo Galeano, que consta do livro Palavras andantes. A realização dessa proposta se faz a partir de uma rede de símbolos do Tarô que acredita-se ecoar no conto e, portanto, fornecer chaves interpretativas para este.  Quanto ao Tarô, o foco será dado aos arcanos maiores, pois seriam eles que estabelecem mais relações com a obra literária escolhida, “A História da redenção da pobreza”, em que o autor narra a história de uma vila e suas dificuldades de sobreviver, até que, em certo momento, um homem de nome Felicinto encontra um emaranhado de dificuldades em seu trajeto na vida. O uso do Tarô vem para simbolizar alguns personagens e suas ações, em particular utilizando os arcanos maiores representados por 22 cartas e cujo objetivo é auxiliar e prever o futuro.  Para chegar a este objetivo, será apresentada brevemente a história do tarô e alguns dos usos que assumiu ao longo do tempo. Dar-se-á especial ênfase a elementos do tarô que dialogam com a narrativa de Galeano, estabelecendo conexões que reforçam o poder interpretativo das imagens criadas pelas narrativas do tarô, somadas estas às imagens apresentadas pelo autor uruguaio. O resultado é uma interpretação que ressalta o vínculo estreito entre a narrativa e a condução das escolhas na vida, aproveitando metodologicamente uma ideia de Barthes que estabelece relação direta entre o estar vivo e a narrativa.

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Biografia do Autor

Leticia de Fátima Arruda, Universidade Estadual do Paraná.

Artista Visual, Pedagoga e estudante de Artes Cênicas da Unespar - Campus Curitiba II. É Aspirante a escritora desde os 12 anos de idade coomeçando com contos, poemas, romances e agora artigos que dialogam com o campo da arte e politica. É atriz e perfomista e ativista do feminismo. Teve um projeto aprovado pela Fundação Cultural de Curitba, no campo de literatura. Atuamente está com o projeto do Podcast chamado A mulher plural, nas plataformas soudclound, onde fala sobre Arte e Feminismo.

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Publicado

11-07-2023

Como Citar

Arruda, L. de F. (2023). TARÔ E ARCANOS MAIORES: COMPONENTES SIMBÓLICOS DA NARRATIVAS TEXTUAL DO CONTO “HISTÓRIA DA REDENÇÃO DA POBREZA” DE EDUARDO GALEANO. O Mosaico, 16(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7428

Edição

Seção

Dossiê Arte e Esoterismo