PARA ALÉM DO GOSTAR
A CONVÍVIO E EXPERIÊNCINA CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS ENTRE ESPETÁCULOS E JOVENS ESPECTADORES
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7383Palavras-chave:
Experiência, Recepção teatral, Mediação Teatral, Convívio, VínculoResumo
O presente artigo se dispõe a investigar quais são os motivos que mantêm distantes dos espaços teatrais um grupo de jovens, educandos do projeto social Centro de Desenvolvimento Integral Recanto Esperança, localizado na Vila Icaraí, no bairro Uberaba, na cidade de Curitiba. A pesquisa também se propõe a realizar ações com o propósito de criar e aguçar o vínculo desses adolescentes para com o teatro. Para tanto, foi tomada como amostragem a experiência de ida a três peças marcadas por poéticas narrativas diversas – Contos Proibidos de Antropofocus, da Cia Teatral Antropofocus; Macbeth 333, da Cia Teatral Tagarelices; e Quem Diz Sim, ou O Que Nós temos a Dizer, da Academia de Teatro de Pinhais –, acompanhadas por estratégias de mediação cujo objetivo era estender o elo entre espectadores e espetáculos. O estudo dialoga sobretudo com autores do campo da pedagogia e da área da recepção e mediação teatral, além de ponderações de Larrosa (2002) a respeito da experiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.