PRÁTICAS DE DIÁLOGO E ESCUTA PARA CRIAR-ENSINAR-APRENDER DANÇA EM COLETIVO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM DANÇA DA UNESPAR- CAMPUS CURITIBA II
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4611Resumo
Neste artigo relatamos as experiências vividas no Estágio Supervisionado em Dança II do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR - Campus CURITIBA II durante o primeiro semestre do ano de 2021. Adentrar os encontros do grupo Nós de Dança do município de Sobral - CE ampliou a percepção e trouxe pistas para discutir práticas artístico-educacionais em dança que exercitam tentativas de relações horizontais e democráticas. No decorrer do processo, foi urgente reinventar as práticas pedagógicas devido à pandemia da Covid-19, e neste percurso constatou-se a urgência da escuta e do diálogo nos encontros e a afirmação de criar-ensinar-aprender dança a partir dos tensionamentos e construção de vínculos. As articulações conceituais aqui expostas se tecem da composição e fricção com as vozes de artistas e pesquisadores do campo da dança, educação e psicanálise, des integrantes do grupo Nós junto das anotações sensíveis do campo de estágio.
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