SETE PALMOS DE TERRA: REFLEXÕES SOBRE DANÇA, COREOEDIÇÃO E PROCESSO DE CRIAÇÃO EM CONTEXTO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4600Resumo
Resumo: Este ensaio tem a intenção de descrever e refletir sobre a obra artística Sete Palmos de Terra, criada em 2021 para a Téssera Companhia de Dança da UFPR de modo a apontar a historicidade no processo de criação. Trata-se de uma obra videodançante, criada e coreoeditada durante a pandemia da covid-19. Sua concepção, para execução ao ar livre e em cova rasa, sugere retorno à terra e surge como metáfora de uma angustia dançada. O objetivo da investigação aqui proposta é ancorar-se na abordagem metodológica da crítica de processo proposta por Cecília Almeida Salles (2000; 2006; 2013), por permitir um percurso reflexivo que convida pesquisadores e os próprios artistas a pensar sobre o processo de criação a partir de documentos, anotações, vestígios, além de relações complexas que permeiam a obra em sua gênese. Rastros artísticos, reverberações que perduram e permeiam a obra [in]acabada, são memórias artísticas que carregam um pouco da história de sua construção e traduzem o [re]conhecimento de um funcionamento criativo não linear e contextualizado, e realçam o processo de criação em movimento constante.
Palavras-chave: Processo de criação; Dança; Videodança; Corpo; Edição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.